Potencializando o ROI do comércio eletrônico através do WMS

Home/Gestão de Armazéns/Potencializando o ROI do comércio eletrônico através do WMS

Potencializando o ROI do comércio eletrônico através do WMS

Entre as boas estratégias de vendas de e-commerce e omnichannel, o atendimento ao cliente está mais importante do que nunca, e estes esperam que as compras cheguem a velocidades recordes com frete grátis ou de baixo custo.

Como resultado, o comércio eletrônico terá amplos impactos no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Felizmente, a Internet das Coisas (IoT), Big Data e sistemas de cadeia de suprimentos totalmente integrados têm o potencial para atender a essas demandas, e o comércio eletrônico efetivamente mudará o gerenciamento do supply chain para sempre.

Mas quando a questão é como lidar com a demanda do comércio eletrônico, sempre envolverá o WMS (sistema de gerenciamento de armazenamento) ou outras atualizações do sistema do supply chain.

As atualizações do sistema são uma excelente maneira de aumentar a produtividade e a eficiência, proporcionando benefícios reais aos trabalhadores e às partes interessadas.

No entanto, a simples implementação de um WMS em si não é suficiente para realmente maximizar seu valor. Gestores do segmento logístico precisam entender os desafios da implementação, como o uso de um WMS maximiza a lucratividade na era do comércio eletrônico e algumas dicas para garantir seu sucesso.

O WMS é essencial para o ROI do comércio eletrônico

O uso de um WMS integrado é a melhor maneira de superar os desafios na implementação. As modernas plataformas WMS permitem escalabilidade total, e a segurança baseada em nuvem alivia muitas preocupações de segurança cibernética.

Enquanto isso, a mudança do estado da logística exigirá mais integração com novos sistemas, incluindo aqueles criados por provedores de logística terceirizados (3PLS).

Claro, seguir algumas boas práticas para aproveitar melhor um WMS sempre ajudará:

  1. Repense como você escolhe os pedidos. Os métodos tradicionais de escolher um único pedido por vez são obsoletos na era do comércio eletrônico .
  2. Integrar suas instalações ao WMS garante um mínimo de interrupção para manutenção planejada e outras necessidades.
  3. Projetar o armazém com com foco no omnichannel requer uma mentalidade completamente diferente, sabendo que os produtos podem ser atendidos e enviados para um número infinito de locais.
  4. Automatize os processos do WMS de entrada e rastreamento de dados pode reduzir a possibilidade de erros e garantir a precisão e todas as informações sobre os dados.
  5. Conheça os dados por trás de sua operação, incluindo o desempenho dos funcionários, os tempos de ciclo, as métricas e outros indicadores-chave de desempenho aumentará o ROI.
  6. Aproveite o espaço de varejo existente para atender aos pedidos de comércio eletrônico. O aproveitamento de terrenos desocupados é uma oportunidade para aumentar os centros de distribuição e a respectiva velocidade da entrega dos pedidos e melhorar a satisfação dos consumidores, especialmente em centros urbanos.
  7. Conecte seu WMS a portais de atendimento ao cliente, rastrear automaticamente os comportamentos do consumidor ajuda você a se conectar e entender suas necessidades / valores.

Soluções tecnológicas GTP Automation para empresas

Para realmente aumentar a capacidade do seu WMS e alcançar o ROI mais significativo, você deve integrar sistemas e entender como usar e aplicar dados.

O sistema WMS da GTP Automation tem uma característica completamente diferente de todos os WMS existentes no mercado. Ele sabe precisamente onde estão os produtos armazenados com base na localização física dos mesmos.

Todas as operações executadas pelos operadores, pelas empilhadeiras e transpaleteiras são monitoradas por sensores RTLS. Desta forma as operações de picking, separação, armazenamento, etc., são registradas em equipamentos móveis e enviadas ao servidor WMS para definir quais operadores deverão executar as ordens do sistema.

Com base nestes eventos o sistema passa a acompanhar cada movimento dos operadores e confere em tempo real se a ordem foi ou não executada e no local definido. Além disso o sistema trabalha com etiquetas de Código de Barras, QR Code e RFID.

O hunter™ IoT Visibility Manager, é uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.

Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.

Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:

  • Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
  • Comanda abertura e fechamento de portas;
  • Comanda circuitos fechados de TV;
  • Envia mensagens por SMS;
  • Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
  • Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
  • Monitora abertura e fechamento de lacres.

Saiba mais sobre a GTP no vídeo abaixo e entre em contato conosco clicando aqui. Os nosso consultores estão à sua disposição para levar a transformação digital logística para a sua empresa.

Referências: Supply Chain 247, Blog Logística

Por | 2019-04-09T11:17:53+00:00 09/04/2019|Categories: Gestão de Armazéns|Tags: , , |Comentários desativados em Potencializando o ROI do comércio eletrônico através do WMS

About the Author:

Marcus Vinicius Rocha
Marcus Vinicius Rocha é jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá. Radialista formado pelo Centro Técnico Vasco Coutinho e Produtor de Conteúdo.