Inovações nas etiquetas inteligentes através da IOT

Home/Internet das Coisas (IoT)/Inovações nas etiquetas inteligentes através da IOT

Inovações nas etiquetas inteligentes através da IOT

Embora a tecnologia sem fio tenha ganhando espaço no setor industrial nos últimos anos, seu desenvolvimento e aplicação no mercado continua a enfrentar desafios. As empresas ainda estudam a melhor maneira para aumentar sua produtividade através de soluções de conectividade sem fio, e muitos projetos ainda estão em fase de testes ou utilizados em pequena escala.

As tecnologias sem fio habilitadas com IOT (Internet das Coisas) podem concentrar uma enorme quantidade de dados de alta qualidade e gerar valor adicional para a indústria e os clientes finais. Desenvolvedores de soluções sem fio passaram a utilizar a tecnologia RTLS na aplicação de monitoramento de condições.

Apesar dos esforços para o melhor desempenho da tecnologia, cases de sucesso não são alcançados da noite para o dia, é provável que as maiores transformações na produtividade da indústria aconteça a longo prazo.

No entanto, pesquisas realizadas pela ABI Research mostram que muitas empresas não estão interessadas em investir em tecnologias baseadas em IOT com resultados a longo prazo. Este grupo está mais preocupado em atender às necessidades de suas operações da maneira mais econômica possível.

Os benefícios que a tecnologia sem fio podem proporcionar são enormes, como a manutenção preditiva, monitoramento de condições, análise de big data, forças de trabalho mais flexíveis, melhorias de eficiência, aprimoramentos de segurança e muitos outros. Quando combinados, produzem impactos financeiros positivos além de elevar a produtividade da empresa.

Inovações na tecnologia RFID

O crescimento da IoT e da nuvem digital na Industria 4.0 impulsionou à adoção da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID). A interconectividade dos dispositivos resultou em grandes volumes de dados RFID que precisam ser gerenciados e analisados.

Por isso fabricantes de RFID passaram a desenvolver tags de alta memória que podem conter mais informações, plataformas de software com camada de business intelligence, e soluções baseadas em nuvem.

Com o aumento na cobrança pela eficiência de recursos e no custo, os fabricantes estão exigindo visibilidade completa e adotando soluções RFID que auxiliam no rastreamento em tempo real e monitoramento de seus ativos, processos de negócios e pessoal.

Etiquetas inteligentes no varejo

Em breve o mercado varejista brasileiro adotará uma etiqueta de IOT que promete modificar a maneira como o consumidor faz compras em lojas físicas. Sem a necessidade de aparelho para a leitura do código, o sistema automaticamente dará a baixa do produto no sistema assim que passar pela porta do estoque.

Os itens que necessitam ser armazenados em temperaturas especificas poderão ser monitorados através das etiquetas, desta forma, é possível saber se o produto ficou guardado nas condições corretas.

Para os gestores, a etiqueta inteligente ajudará também no gerenciamento da loja, tornando o trabalho mais eficiente e melhorando as tomadas de decisões. O balanço do estoque poderá ser realizado em alguns minutos, com maior acuracidade e sem a necessidade de uma grande equipe de pessoas que levariam horam para realizar a conferência.

Soluções inteligentes GTP Automation para empresas

Os sistemas RFID conferem aos produtos identidade e rastreabilidade desde a origem até o cliente final, transformando-se num aliado inestimável de controle e gestão com governança. A GTP desenvolve e opera sistemas RFID há mais de 15 anos e dispõe de uma oferta única na modalidade SaaS (Saving as a Service).

Etiquetas inteligentes, tags, leitores, antenas, concentradores, portais e todos os demais componentes são oferecidos sem nenhum custo de implantação sendo cobrados de acordo com o retorno obtido pela operação. Somente a GTP tem a confiança de oferecer este produto nesta modalidade no mercado.

O sistema WMS da GTP Automation tem uma característica completamente diferente de todos os WMS existentes no mercado. Ele sabe precisamente onde estão os produtos armazenados com base na localização física dos mesmos.

Todas as operações executadas pelos operadores, pelas empilhadeiras e transpaleteiras são monitoradas por sensores RTLS. Desta forma as operações de picking, separação, armazenamento, etc., são registradas em equipamentos móveis e enviadas ao servidor WMS para definir quais operadores deverão executar as ordens do sistema.

Com base nestes eventos o sistema passa a acompanhar cada movimento dos operadores e confere em tempo real se a ordem foi ou não executada e no local definido. Além disso o sistema trabalha com etiquetas de Código de Barras, QR Code e RFID.

O hunter™ IoT Visibility Manager, é uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.
Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.
Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:

  • Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
  • Comanda abertura e fechamento de portas;
  • Comanda circuitos fechados de TV;
  • Envia mensagens por SMS;
  • Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
  • Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
  • Monitora abertura e fechamento de lacres.

Saiba mais sobre a GTP no vídeo abaixo e entre em contato conosco clicando aqui. Os nosso consultores estão à sua disposição para levar a transformação digital logística para a sua empresa.

Referências: Logistics Management, Amazonas Atual

Por | 2019-04-04T11:58:11+00:00 04/04/2019|Categories: Internet das Coisas (IoT)|Tags: , , , |Comentários desativados em Inovações nas etiquetas inteligentes através da IOT

About the Author:

Marcus Vinicius Rocha
Marcus Vinicius Rocha é jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá. Radialista formado pelo Centro Técnico Vasco Coutinho e Produtor de Conteúdo.