Armazéns do Futuro – parte dois: sistema eficiente reduz tempo das operações em 40%

Home/Gestão de Armazéns, RFID/Armazéns do Futuro – parte dois: sistema eficiente reduz tempo das operações em 40%

Armazéns do Futuro – parte dois: sistema eficiente reduz tempo das operações em 40%

Como descrevemos no texto anterior, o crescimento e futuro do segmento logístico só será possível com o investimento em tecnologia. Isso por que não há na indústria outro setor que dependerá mais da análise precisa de dados. A logística está mudando e no futuro próximo passará a concentrar a maior parte de sua inteligência no processamento da informação e não mais nas operações.

O que se espera para o futuro? Armazéns 100% automatizados, operando com sistemas inteligentes integrados a veículos autônomos que processam as informações das operações e transmite de volta para o sistema em tempo real. Tudo isso sem a interferência humana, que deverá se concentrar no gerenciamento dos sistemas.

Não é possível precisar quanto tempo levará para que esta transformação se concretize, mas como descrevemos, muito desta tecnologia já faz parte do dia a dia das empresas contribuindo para o melhor resultado das suas atividades.  Prosseguiremos pelo controle do estoque.

Uma das melhores maneiras para reduzir o tempo de preparação das cargas e o custo na gestão do estoque se passa com a adoção do sistema RFID. Com o uso das etiquetas é possível identificar e rastrear o produto desde a sua origem até o cliente final. As etiquetas RFID funcionam como um chip, carregando informações sobre o produto.

A tecnologia oferece mais segurança contra erros nas operações já que proporciona 100% de acuracidade no controle do estoque. O RFID gera economia no tempo e dinheiro. Em poucos segundos o sistema realiza a identificação dos produtos, sem a necessidade de uma equipe grande para fazer o controle.

Empresas que apostaram no investimento em tecnologia gozam de seus benefícios e da vantagem competitiva gerada pelo sistema. Pioneira em reciclagem no país e líder em transformação de embalagens pet, a Unnafibras adotou o sistema RFID da GTP Automation em seu armazém de produtos acabados. Graças ao sistema o tempo de preparação das cargas foi reduzido em 40%.

Outro benefício conquistado através do sistema foi a assertividade na gestão dos produtos, impedindo erros no carregamento e melhorando a fidelização dos clientes. A satisfação com o RFID levou a Unnafibras a sugerir aos clientes a  adoção do sistema, como relata o presidente José Rubens Spada Jr.:

“Como valor adicional, vamos oferecer a integração dessa tecnologia aos nossos clientes, transferindo esses benefícios automaticamente. Este projeto foi muito emblemático para a Unnafibras e mostrou que o uso de novas tecnologias pode melhorar rapidamente a produtividade de uma empresa”, comentou.

Para atender as necessidades da empresa a GTP Automation elaborou uma solução que se adequasse perfeitamente aos sistemas preexistentes na empresa, direcionada a identificação, armazenamento, picking e expedição de produtos, aumentando a produtividade em todo o processo de inventário.

“Com a implementação da tecnologia RFID pela GTP, a Unnafibras passou a se beneficiar da contagem e localização instantânea de estoque, facilitando os sistemas de inventário, a precisão nas informações de armazenamento e preparação de cargas. Isso agilizou todo o processo logístico com ótima relação custo/benefício!”, relatou o líder de estoque, Carlos Teixeira.

Vantagens com a tecnologia RFID

  • Maior confiabilidade e precisão na leitura e endereçamento dos volumes;
  • Acuracidade de 100% no controle de estoques;
  • Maior rapidez na localização, coleta e carregamento;
  • Eficiência logística com automação das atividades manuais;
  • Risco Zero no carregamento de volume incorreto.

Soluções tecnológicas GTP Automation para sua empresa

Com o compromisso de trazer inovação ao setor de logística e supply chain, a GTP oferece soluções de negócios, transformação digital e inovação, engenharia, software e automação de processos e uma plataforma de aplicações móveis.

Os sistemas RFID conferem aos produtos identidade e rastreabilidade desde a origem até o cliente final, transformando-se num aliado inestimável de controle e gestão com governança. A GTP desenvolve e opera sistemas RFID há mais de 15 anos e dispõe de uma oferta única na modalidade SaaS (Software as a Service). Etiquetas inteligentes, tags, leitores, antenas, concentradores, portais e todos os demais componentes são oferecidos sem nenhum custo de implantação sendo cobrados de acordo com o retorno obtido pela operação. Somente a GTP tem a confiança de oferecer este produto nesta modalidade no mercado.

O 3D-Inventory é uma solução inovadora que utiliza um drone para realizar o controle do estoque. Suas facilidades serão melhor apresentadas no próximo texto.

Para ampliar a produtividade e reduzir custos em logísticas tanto de fabricantes quanto de fornecedores, varejistas e atacadistas, a GTP Automation oferece soluções que unem tecnologia e inovação. Um dos serviços é o 3D-Inventory que conta com auxílio de um DRONE.

Trata-se de uma ferramenta revolucionária na realização de inventários executada por um DRONE com comandos de navegação baseados em sensores RTLS aéreos e num mapa digitalizado do armazém. Estes elementos conferem ao dispositivo o poder de efetuar sobrevoos no armazém de forma totalmente autônoma sem a intervenção humana.

Além dessas características, o DRONE pode reconhecer:

  • Etiquetas de Código de Barras;
  • QR Code;
  • RFID;
  • Além de fazer uma leitura volumétrica.

Desta forma os inventários são precisos e realizados com uma rapidez impressionante, quebrando desta forma regras e paradigmas de inovação até então presentes numa atividade totalmente repetitiva e dispendiosa.

Veja mais soluções da GTP no vídeo abaixo e entre em contato conosco aqui.

Referências: Supply Chain 247

Por | 2019-02-28T18:41:51+00:00 28/02/2019|Categories: Gestão de Armazéns, RFID|Tags: , , , , , |Comentários desativados em Armazéns do Futuro – parte dois: sistema eficiente reduz tempo das operações em 40%

About the Author:

Marcus Vinicius Rocha
Marcus Vinicius Rocha é jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá. Radialista formado pelo Centro Técnico Vasco Coutinho e Produtor de Conteúdo.