Armazéns do Futuro – parte um: tecnologias de amanhã nos dias de hoje

Home/Gestão de Armazéns/Armazéns do Futuro – parte um: tecnologias de amanhã nos dias de hoje

Armazéns do Futuro – parte um: tecnologias de amanhã nos dias de hoje

O futuro do segmento logístico é apresentado em torno de muito desenvolvimento tecnológico, através de sistemas autônomos e inteligentes, capazes de realizar 100% das operações sem a interferência humana e de forma integrada. Através de sensores que farão a coleta e análise de dados, caminhões, empilhadeiras, máquinas para triagem e outros maquinários poderão se comunicar e efetuar as operações quando necessárias.

A logística como conhecemos, que concentra grande parte de seu potencial nas operações, passará a dominar a informação. Sistemas inteligentes serão abastecidos por dados a todo instante, e buscarão, de maneira independente, soluções precisas para as operações, reduzindo os erros de distribuição de  forma significativa.

De fato, já existem tecnologias realizando estas atividades, mas a logística  4.0 não trata a realização autônoma dos processos de maneira isolada. O que existe hoje são armazéns eficientes que utilizam sistemas de gerenciamento, coletores de dados e veículos autônomos com muita interferência humana. O futuro do setor espera a integração de todos os sistemas, tornando as operações nos armazéns 100% autônomas e que a presença humana se concentre no gerenciamento dos sistemas.

O futuro inicia hoje

Para iniciar o desenvolvimento da sua empresa rumo aos caminhos da logística 4.0 e melhorar a eficiência das operações, o primeiro passo é investir em um bom sistema de gerenciamento do armazém capaz de integrar o fluxo de trabalho, a organização e a movimentação dos produtos garantindo o melhor desempenho do armazenamento e da gestão do inventário.

A partir do investimento em tecnologia é possível também automatizar  os principais fluxos de trabalho, como a coleta de dados, código de barras, digitalização, separação, empacotamento, envio, rastreamento de inventário e muito mais. Com o gerenciamento automatizado do estoque aumenta-se a eficiência no controle do inventário, reduzindo o risco de erro na distribuição da carga e o tempo para a movimentação dentro do armazém.

Apenas investir em tecnologia não será suficiente para melhorar a eficiência do seu negócio, é preciso também reavaliar as estratégias logísticas e o projeto do armazém. Para garantir que as operações sejam executadas de forma ágil e eficiente o layout do depósito precisa facilitar o fluxo do estoque, desde seu recebimento até a separação e distribuição.

Para muitas empresas apostar na verticalização do depósito é a melhor maneira para garantir o aumento do espaço de armazenagem, controle dos produtos e ganho de eficiência nos processos diários, tudo isso a um custo muito baixo se comparado com a aquisição de outro galpão ou obras para ampliação do espaço existente.

Soluções tecnológicas GTP Automation para sua empresa

O início de uma gestão voltada ao compromisso em atender as demandas do mercado e suas expectativas de maneira ágil, moderna e segura se passa com o investimento em tecnologias eficientes, comprovadas pelo mercado. Com o compromisso de trazer inovação ao setor de logística e supply chain, a GTP oferece soluções de negócios, transformação digital e inovação, engenharia, software e automação de processos e uma plataforma de aplicações móveis.

Os sistemas RFID conferem aos produtos identidade e rastreabilidade desde a origem até o cliente final, transformando-se num aliado inestimável de controle e gestão com governança. A GTP desenvolve e opera sistemas RFID há mais de 15 anos e dispõe de uma oferta única na modalidade SaaS (Software as a Service). Etiquetas inteligentes, tags, leitores, antenas, concentradores, portais e todos os demais componentes são oferecidos sem nenhum custo de implantação sendo cobrados de acordo com o retorno obtido pela operação. Somente a GTP tem a confiança de oferecer este produto nesta modalidade no mercado.

O WMC (Warehouse Magic Cube) é uma solução completa e revolucionária para resolver problemas ainda não óbvios aos gestores de armazéns. Desde a auditoria em tempo real das operações até o acompanhamento financeiro dos indicadores de desempenho, passando pela medição real das distâncias percorridas por funcionários durante todo um dia inteiro de trabalho, o WMC permite que os gestores apreciem o desenrolar das suas operações em diferentes níveis. A partir de dados coletados com segurança e integridade a tomada de decisão é simples e rápida já que os indicadores de desempenho não são do dia e nem da hora anterior, mas sim do momento atual que se está medindo. O WMC permite ainda o acompanhamento de operações específicas sendo realizadas, ou mesmo de recursos específicos, tais como pessoal, empilhadeira e transpaleteira.

O hunter™ IoT Visibility Manager, é uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.

Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.

Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:

  • Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
  • Comanda abertura e fechamento de portas;
  • Comanda circuitos fechados de TV;
  • Envia mensagens por SMS;
  • Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
  • Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
  • Monitora abertura e fechamento de lacres.

Veja mais soluções da GTP no vídeo abaixo e entre em contato conosco aqui.

Referências: Supply Chain 247

Por | 2019-02-26T09:13:25+00:00 26/02/2019|Categories: Gestão de Armazéns|Tags: , , , , , |Comentários desativados em Armazéns do Futuro – parte um: tecnologias de amanhã nos dias de hoje

About the Author:

Marcus Vinicius Rocha
Marcus Vinicius Rocha é jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá. Radialista formado pelo Centro Técnico Vasco Coutinho e Produtor de Conteúdo.