Desafios na logística: como contribuir na melhor experiência dos consumidores

Home/Logística/Desafios na logística: como contribuir na melhor experiência dos consumidores

Desafios na logística: como contribuir na melhor experiência dos consumidores

A revolução digital transformou o mundo e mudou a maneira como nos relacionamos, possibilitando novas conexões com qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta. A relação com as empresas também mudou, e a mensagem, até então linear para consumidores passivos, sofreu modificação.

O cliente tornou-se também um agente ativo, não apenas modificando a mensagem recebida, mas invertendo o canal comunicacional ao criar e direcionar a sua mensagem para as empresas. O boom digital lançou um grande desafio para a indústria e o segmento varejista saiu na frente ao aprender a se conectar com os novos consumidores, mas pagou caro pelo caminho.

No senário atual, vivemos a era da “economia da experiência”, onde as empresas deixam de vender apenas serviços e produtos, do mesmo modo, é preciso apostar na “emoção memorável”. Os consumidores aproveitaram esta relação da melhor forma possível na era digital, compartilhando-as com outras pessoas através das redes sociais e assim, atraindo novos compradores para as suas marcas favoritas.

Hoje, mesmo uma pessoa que nunca foi a uma Starbucks, em uma cidade sem unidades da rede, provavelmente já ouviu falar da famosa cafeteria com Wi-Fi liberado, onde o café é entregue com seu nome no copo.  A Logo verde de sereia estampa as fotos no Instagram, instigando outros a fazerem o mesmo e viver a experiência de tomar um café nas lojas da rede.

O e-commerce se atentou a este diferencial e investiu na personalização dos pacotes enviados para os consumidores, para que estes possam viver uma experiência memorável no ato de recebimento do produto.  As personalizações vão desde embalagens customizadas a cartas personalizadas, brindes, entre outras ações.

Se por um lado o mercado cria uma enorme expectativa positiva quanto ao produto, por outro, sobra dúvidas quanto à qualidade oferecida na entrega. Taxas de frete caras, atrasos na entrega, informações de rastreamento não confiáveis, fraudes, avarias, complicações na troca e devolução dificultam a conversão e fidelização do cliente.

O segmento logístico precisa superar o desafio de lidar com estes novos consumidores exigentes, que cobram por serviços melhores, e compartilham seus anseios e aflições com milhares de pessoas através das redes sociais. Para suprir a expectativas dos clientes é preciso antes de mais nada, resolver os velhos problemas logísticos que provocam gargalos no processo de distribuição dos produtos.

Para superar este desafio é preciso investir em novos modelos de gestão, investimento em tecnologia, na verticalização dos depósitos e na capacitação dos funcionários. Medidas simples, do ponto de vista estratégico irão contribuir para melhorar a eficiência dos processos e melhorar a competitividade da empresa.

Software de monitoramento que geram dados em tempo real podem ser usados como diferencial no serviço prestado, permitindo que  clientes ansiosos possam acompanhar a saída do produto até a sua casa. Opções diferenciadas de entrega como same day delivery ou fast delivery, a preços justos, devem agradar aqueles consumidores mais ávidos pelo produto.

Soluções GTP Automation para os desafios logísticos da sua empresa

A GTP Automation desenvolve diversas soluções para os muitos desafios a serem superados pelo segmento logístico, e desta forma, contribuir para melhor desenvolvimento do setor. As diferentes soluções tornam os processos diários mais eficientes e seguros, aumentando a vantagem competitiva das empresas.

O E-LOCK é um cadeado eletrônico com segredo mecânico para transporte de produtos de alto valor agregado. Bateria com duração de 3 anos. Fechamento e Abertura com NFC. App hunter™ Mobile para controle de violação. Memória com capacidade de armazenar 255 aberturas e fechamentos. Violação registrada eletronicamente. GPS integrado para registrar o local de manuseio. Ideal para fechamento de objetos sujeitos a diversas aberturas/fechamentos.

Os sistemas RFID conferem aos produtos identidade e rastreabilidade desde a origem até o cliente final, transformando-se num aliado inestimável de controle e gestão com governança.

A GTP desenvolve e opera sistemas RFID há mais de 15 anos e dispõe de uma oferta única na modalidade SaaS (Saving as a Service). Etiquetas inteligentes, tags, leitores, antenas, concentradores, portais e todos os demais componentes são oferecidos sem nenhum custo de implantação sendo cobrados de acordo com o retorno obtido pela operação. Somente a GTP tem a confiança de oferecer este produto nesta modalidade no mercado.

O hunter™ IoT Visibility Manager, é uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.

Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.

Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:

  • Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
  • Comanda abertura e fechamento de portas;
  • Comanda circuitos fechados de TV;
  • Envia mensagens por SMS;
  • Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
  • Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
  • Monitora abertura e fechamento de lacres;

Realiza integração entre componentes.

Saiba mais sobre estas e outras soluções da GTP clicando aqui ou aqui para entrar em contato conosco!

Com informações: Revista E-commerce Brasil

Por | 2019-02-21T13:07:18+00:00 21/02/2019|Categories: Logística|Tags: , , , , |Comentários desativados em Desafios na logística: como contribuir na melhor experiência dos consumidores

About the Author:

Marcus Vinicius Rocha
Marcus Vinicius Rocha é jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá. Radialista formado pelo Centro Técnico Vasco Coutinho e Produtor de Conteúdo.