Logística de transporte: transformações no setor nos próximos 10 anos

Home/Logística/Logística de transporte: transformações no setor nos próximos 10 anos

Logística de transporte: transformações no setor nos próximos 10 anos

O mundo passa por muitas mudanças, e se tratando do comércio geral de produtos, hoje observamos uma nova relação de consumo por parte dos indivíduos e empresas. Sendo responsável por boa parte da relação entre clientes e empresas, o segmento logístico não ficaria de fora dessas transformações que afetam o mercado.

Para o setor essas mudanças podem tanto se tornar oportunidades de negócio quanto riscos para o empreendimento. Novas tecnologias, aumento da concorrência, novas expectativas dos clientes e novos modelos de negócio. Há muitos caminhos por onde se possa desenvolver e enfrentar os novos desafios enfrentados pelo setor.

Quais serão os novos aspectos para o segmento logístico nos próximos 10 anos? Esta ainda é uma pergunta em aberto. De certo, há muitos desafios para o setor, aqui nos debruçamos sobre 3 fatores que podem se consolidar como tendência para o futuro próximo.

Clientes mais exigentes

As mudanças de consumo afetaram drasticamente a maneira como a logística atende os clientes. Tantos os indivíduos como as empresas esperam obter o produto mais rápido, de maneira flexível, à baixo ou nenhum custo de entrega. Há mudanças também na fabricação, que está se tornando cada vez mais personalizada, o que é bom para os clientes, mas pode se tornar um desafio para o trabalho logístico.

O segmento está sobre forte pressão para crescer e oferecer aos clientes serviços melhores a um custo cada vez mais reduzido. A maneira possível para atender esta demanda se passa com a atualização dos processos e com investimento em tecnologias.

A adequação digital é um grande desafio para o setor, mas com uso inteligente de sistemas para análise de dados, automação dos maquinários somados a “Internet das Coisas” será possível diminuir os custos e melhorar a eficiência dos processos diários.

Novos modelos de Negócio

As startups estão impulsionando novos modelos de negócio, utilizando novas tecnologias para entrar no setor logístico. Algumas empresas estão adotando modelos de compartilhamento de transporte, utilizando a tecnologia para explorar a divisão do espaço disponível.

De olho neste mercado, a Uber estabeleceu em Hong Kong um serviço de van UberCARGO e UberRUSH oferecendo serviços expressos por segmentação online para o varejo. Nos EUA, a startup Nimber combina passageiros e viajantes com consumidores que desejam enviar produtos pela cidade, podendo ser algo tão grande quanto um piano ou apenas documentos.

Avanços Tecnológicos

A tecnologia está mudando todos os aspectos de como o segmento logístico opera. Sairão na frente aqueles que entenderem melhor como explorar ao máximo toda a gama tecnológica, desde a análise de dados, automação dos maquinários e sistemas inteligentes.

Uma cadeia de dados digitais integrados gera grande valor para a empresa ao melhorar significativamente as tomadas de decisões, ao prever a capacidade de escalas e planejar rotas mais rápidas, de acordo com as condições do trânsito. O uso de inteligência artificial no maquinário também contribui para melhorar a análise de dados e tornar os processos diários mais dinâmicos.

No entanto, o digital ainda é um desafio para o setor logístico. Não há outra indústria onde especialistas atribuem uma grande importância para as análises de dados nos próximos anos. Em um estudo da Industria 4.0, o resultado das empresas no segmento logístico consideradas “avançadas” digitalmente foi de 28%. Muito abaixo do setor automotivo e de produtos eletrônicos, com 41% e 45% respectivamente.

Soluções digitais GTP Automation para os desafios logísticos da sua empresa

Investir em softwares especializados no segmento logístico, que possam facilitar a atividade da equipe e tornar os processos mais ágeis e eficientes são importantes pela segurança e dinamismo que oferecem:

O WMC (Warehouse Magic Cube), oferecido pela GTP Automation, por exemplo, é uma solução completa e revolucionária para resolver problemas ainda não óbvios aos gestores de armazéns. Desde a auditoria em tempo real das operações até o acompanhamento financeiro dos indicadores de desempenho, passando pela medição real das distâncias percorridas por funcionários durante todo um dia inteiro de trabalho, o WMC permite que os gestores apreciem o desenrolar das suas operações em diferentes níveis.

O sistema WMS (Warehouse Management System) da GTP tem uma característica completamente diferente de todos os WMS existentes no mercado. Ele sabe precisamente onde estão os produtos armazenados com base na localização física dos mesmos. Todas as operações executadas pelos operadores, pelas empilhadeiras e transpaleteiras são monitoradas por sensores RTLS.

Desta forma as operações de picking, separação, armazenamento, etc., são registradas em equipamentos móveis e enviadas ao servidor WMS para definir quais operadores deverão executar as ordens do sistema. Com base nestes eventos o sistema passa a acompanhar cada movimento dos operadores e confere em tempo real se a ordem foi ou não executada e no local definido.

Além disso o sistema trabalha com etiquetas de Código de Barras, QR Code e RFID.

O hunter™ IoT Visibility Manager, é uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.

Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.

Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:

  • Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
  • Comanda abertura e fechamento de portas;
  • Comanda circuitos fechados de TV;
  • Envia mensagens por SMS;
  • Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
  • Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
  • Monitora abertura e fechamento de lacres;
  • Realiza integração entre componentes.

Clique aqui para conhecer melhor as nossas soluções e entrar em contato.

Referência: PWC

Por | 2019-02-19T12:35:24+00:00 19/02/2019|Categories: Logística|Tags: , , |Comentários desativados em Logística de transporte: transformações no setor nos próximos 10 anos

About the Author:

Marcus Vinicius Rocha
Marcus Vinicius Rocha é jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá. Radialista formado pelo Centro Técnico Vasco Coutinho e Produtor de Conteúdo.