Perfil dos consumidores: como a logística pode contribuir para o crescimento do E-commerce

Home/Logística, Mercados/Perfil dos consumidores: como a logística pode contribuir para o crescimento do E-commerce

Perfil dos consumidores: como a logística pode contribuir para o crescimento do E-commerce

Em pleno crescimento o mercado de e-commerce brasileiro espera superar os números dos anos anteriores, puxando consigo outros setores que atendem o varejo, entre eles a logística que, em especial, precisará adaptar-se às novas formas de relacionamento entre os varejistas e consumidores.

Os números são realmente animadores para o setor, segundo o relatório do Ebit/Nielsen, o comércio online no Brasil faturou R$ 23,6 bilhões no primeiro semestre de 2018. Um crescimento de 12,1% se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Para os próximos anos o mercado de varejo online espera crescer mais de 20%, e para tanto está atendo aos novos perfis de compra dos brasileiros, levando em conta não apenas fatores econômicos dos consumidores, mas também suas expectativas quanto ao serviço ofertado.

Em outras palavras, não basta apenas oferecer um produto com promoções atraentes e garantias de entrega ou devolução do valor pago. Hoje o mercado varejista trabalha para diminuir o tempo de entrega de um produto que, em alguns casos, pode levar poucas horas.

Muitos consumidores esperam poder receber os produtos no mesmo dia da compra, sem um custo adicional pelo serviço. No entanto, pesquisas realizadas no mercado dos EUA, apontaram que mais de 40% das pessoas que compram pela internet estariam dispostas a pagar uma taxa extra pela entrega no mesmo dia, 24% dos entrevistados pagariam taxas ainda maiores para poder receber o produto em até duas horas.

E-commerce alinhado com a logística

Neste mercado em ebulição e de competição acirrada, apostar na melhor experiência para o consumidor será o grande diferencial de cada empresa. E para o amplo desenvolvimento do mercado de vendas online a cadeia logística precisara adaptar-se para as novas tendências do mercado 4.0.

Como já descrito no Blog da GTP Automation, empresários e gestores logísticos precisam repensar seus processos diários para poder encontrar os gargalos e tornar as operações mais eficientes. Entre os diversos conceitos da logística moderna podemos citar a verticalização do estoque, a automatização dos processos e o uso de sistemas integrados.

A devida atenção às novas formas de consumo por parte da população contribui para direcionamento dos investimentos no mercado logístico. Como exemplo no investimento em tecnologia, a rede farmacêutica Onofre inaugurou em São Paulo um centro de distribuição 100% automatizado. Com a nova estrutura, instalada em uma região estratégica, operações que levavam cerca de uma hora foram reduzidas para cinco minutos, proporcionando atender grande parte da cidade entre 90 minutos e quatro horas.

A aposta de investimento também pode levar em consideração os modais disponíveis para distribuição. Desde 2013 o Grupo Netshoes utiliza bikes para entregas na capital paulistana, a iniciativa permitiu que mais 11 mil toneladas de gás carbônico deixassem de ser lançados no meio ambiente.

Soluções logísticas

Investir em softwares especializados no segmento logístico, que possam facilitar a atividade da equipe e tornar os processos mais ágeis e menos sujeitos a erros são importantes pela segurança e dinamismo que oferecem.

O WMC (Warehouse Magic Cube), oferecido pela GTP Automation, por exemplo, é uma solução completa e revolucionária para resolver problemas ainda não óbvios aos gestores de armazéns. Desde a auditoria em tempo real das operações até o acompanhamento financeiro dos indicadores de desempenho, passando pela medição real das distâncias percorridas por funcionários durante todo um dia inteiro de trabalho, o WMC permite que os gestores apreciem o desenrolar das suas operações em diferentes níveis.

 Clique aqui para saber mais!

Referências: E-Commerce Brasil, PWC

Por | 2019-02-07T15:50:37+00:00 07/02/2019|Categories: Logística, Mercados|Tags: , , |Comentários desativados em Perfil dos consumidores: como a logística pode contribuir para o crescimento do E-commerce

About the Author:

Marcus Vinicius Rocha
Marcus Vinicius Rocha é jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá. Radialista formado pelo Centro Técnico Vasco Coutinho e Produtor de Conteúdo.