Sistema de armazenagem verticalizado: quais as vantagens?

Home/Drones, Gestão de Armazéns/Sistema de armazenagem verticalizado: quais as vantagens?

Sistema de armazenagem verticalizado: quais as vantagens?

No mundo atual, gestores precisam estar atentos para atender a demanda de consumidores ávidos para desfrutar do produto, adquirido através de uma loja física ou pela internet. Entretanto, erros na gestão do estoque podem comprometer o trabalho de captação e fidelização do cliente.

Estima-se que as perdas decorridas pelos erros cometidos na gestão do estoque podem gerar um custo anual de US$ 1,1 trilhão no varejo ao redor do mundo. Nos EUA, as consequências devido a má administração do estoque afetam 1,5% das vendas no varejo.

A reposta para alcançar resultados eficientes, que promovam o ganho de produtividade pode estar na organização dos materiais e na distribuição do espaço. Para muitas empresas, a verticalização é uma realidade possível, e que pode ser realizada em consonância com o planejamento estratégico em logística.

Vantagens da verticalização

Aproveitamento do espaço: Através de estruturas adequadas é possível utilizar o espaço aéreo do armazém, gerando economia com aluguel ou necessidade de construção de novos espaços. Em um mercado cada vez mais competitivo, esta medida gera uma vantagem para a empresa com a redução de custos e aumento da produtividade.

Capacidade maior de estoque: A verticalização do estoque aumenta significativamente a capacidade de estocagem sem a necessidade de ampliação da planta. Ao aproveitar o espaço aéreo do armazém, o gestor pode explorar toda a sua potencialidade de armazenagem, além da economia gerada, há também redução do impacto ambiental, o que poder agregar valor à empresa.

Agilidade nas operações: A verticalização é uma estratégia eficiente para dar mais agilidade e fluidez as operações diárias, diminuído as distâncias percorridas pelas equipes e maquinários e também o tempo exigido para efetuar a movimentação de mercadorias. Também é possível reduzir a equipe de trabalho desde que o gestor invista na capacitação dos funcionários.

Maior controle do estoque: Outro fator a ser destacado com esta modalidade é o ganho de eficiência no controle do estoque. A verticalização melhora a visibilidade permitindo que gestores e equipe possam reduzir as perdas ao tomar decisões mais assertivas quanto a segurança de armazenagem e movimentação dos produtos. Processos como balanço do estoque também se tornam mais ágeis e exatos.

O investimento na verticalização do armazém pode pesar no caixa da empresa, já que, será preciso adquirir novas estruturas de armazenagem, novos maquinários adequados ao novo layout e capacitação da mão de obra. No entanto, com planejamento correto e estratégias de logística, as vantagens do sistema devem compensar os custos. Além disso, o aumento da capacidade de armazenagem somados ao aumento de produtividade e da velocidade nas operações se transforma em uma vantagem competitiva para a empresa.

Com a verticalização do armazém, o gestor pode investir em tecnologias de controle e gestão do estoque e na automatização dos processos, aproximando sua empresa as práticas de logística 4.0 executadas em todo o mundo. Umas das vantagens desta modernização é o uso de DRONES para realizar o controle e balanço do estoque.

Uso de DRONES no controle do estoque

Graças a uma revolucionária tecnologia de coleta de dados, os DRONES podem fazer a contagem através de Código de Barras, RFID ou volume. Em poucas horas o aparelho realiza o controle de todo o armazém, entregando um relatório com 100% de acerto. Entre as inúmeras vantagens do sistema estão a agilidade no controle, a confiabilidade do resultado e o baixo custo da operação.

Outro fator positivo, se deve ao fato de as operações serem realizadas em áreas privadas, onde as proibições da ANAC não restringem a utilização dos DRONES.

3D-Inventory

O 3D-Inventory é uma ferramenta revolucionária na realização de inventários executada por um DRONE com comandos de navegação baseados em sensores RTLS aéreos e num mapa digitalizado do armazém. Estes elementos conferem ao DRONE o poder de efetuar sobrevoos no armazém de forma totalmente autônoma sem a intervenção humana. Além dessas características o DRONE pode reconhecer etiquetas de Código de Barras, QR Code, RFID e também fazer a leitura volumétrica. Desta forma os inventários são precisos e realizados com uma rapidez impressionante, quebrando desta forma regras e paradigmas de inovação até então presentes numa atividade totalmente repetitiva e dispendiosa.

Veja o vídeo abaixo e entre em contato aqui.

Referências: Blog Logística, Novarejo, Longa Industrial

Por | 2019-01-29T09:10:51+00:00 29/01/2019|Categories: Drones, Gestão de Armazéns|Tags: , , |Comentários desativados em Sistema de armazenagem verticalizado: quais as vantagens?

About the Author:

Marcus Vinicius Rocha
Marcus Vinicius Rocha é jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá. Radialista formado pelo Centro Técnico Vasco Coutinho e Produtor de Conteúdo.