Soluções inovadoras para gestão do estoque: inventário inteligente

Home/Gestão de Armazéns, Inventário/Soluções inovadoras para gestão do estoque: inventário inteligente

Soluções inovadoras para gestão do estoque: inventário inteligente

Importância dos inventários na gestão do estoque

O controle do estoque é fundamental para empresas que buscam a eficiência operacional, ajudando na tomada de decisões em níveis estratégicos e operacionais. É importante para reabastecimento e compra de itens, garantindo a liquidez e giro dos produtos de maneira adequada.

Um inventário correto ajuda a estocar os produtos conforme a sua demanda, evitando excedentes e custos desnecessários, possibilitando a manutenção dos lucros e a competitividade em um mercado cada vez mais exigente.

Ainda permite um melhor atendimento ao cliente, com informações precisas a respeito da disponibilidade e entrega do produto, aumentando a qualidade do serviço, que é fundamental em qualquer empresa.

Desafios na gestão de pequenos itens

O controle de estoque de pequenos itens nas empresas pode se mostrar uma tarefa particularmente desafiadora. Essas peças são fundamentais para a cadeia produtiva, estão presentes em volumes significativos, além de apresentarem um grande giro de movimentação.

Inventariar esses itens é uma tarefa que demanda grande atenção e disponibilidade de mão-de-obra. Além disso é importante que esses itens estejam segmentados de maneira adequada e com espaços físicos bem delimitados e organizados. Tudo isso pode representar um aumento significativo nos custos da empresa e prejudicar o nível de serviço prestado ao cliente, caso o controle do estoque não seja eficiente e preciso como demanda o mercado.

Soluções inovadoras para otimizar a gestão de estoque

Em frente a esses desafios, as empresas têm buscado automatizar a gestão dos estoques, otimizando a atividade e permitindo um controle cada vez mais rápido, eficiente e preciso.

Pensando em atender as necessidades do mercado para contagem de componentes em tamanho reduzido, a GTP Lab apresenta o E-bin: Terminal inteligente para aferir peso e quantidade de pequenos itens. Itens de pequenos calibres, de variados tipos, que não comportam o uso de etiquetas RFID, podem ser inventariados em tempo real por meio de um sistema de radiofrequência interligado ao ERP do cliente.

Algumas tarefas que E-bin realiza:         

  • Fornece inventário em tempo real;
  • Sistema Smart Picking: identifica automaticamente a sequência de retirada das peças e emite um sinal luminoso das próximas peças a serem retiradas;
  • Gestão de estoque: Emite alarme visual quando o estoque alcança o nível mínimo. Interface gráfica disponível no celular do cliente;
  • Segurança na utilização: o sistema SPRINT é monitorado em tempo real pelo software HUNTER IoT VM. Monitora status como: liga-desliga, perda de conexão, estoque mínimo, falta de peças e peso incompatível;
  • Salva histórico de estoque e de eventos. Permite observar a evolução da quantidade de peças ao longo do tempo, gerando estimativa de consumo;
  • Os relatórios gerenciais analisam estatísticas ao longo de um período histórico;
  • Integração: o produto é integrado aos principais ERP de mercado, bem como, poderá ser integrado a sistemas proprietários.

Saiba mais sobre este e outros produto do GTP Lab, clicando aqui.

Conheça as soluções da GTP no vídeo abaixo:

Referências: UNIESP

Por | 2019-01-23T08:51:46+00:00 22/01/2019|Categories: Gestão de Armazéns, Inventário|Tags: , , , |Comentários desativados em Soluções inovadoras para gestão do estoque: inventário inteligente

About the Author:

Marcus Vinicius Rocha
Marcus Vinicius Rocha é jornalista formado pela Faculdade Estácio de Sá. Radialista formado pelo Centro Técnico Vasco Coutinho e Produtor de Conteúdo.