Uso de drones na organização e controle do estoque

Home/Drones/Uso de drones na organização e controle do estoque

Uso de drones na organização e controle do estoque

Popularmente utilizado em atividades de entretenimento e produção audiovisual, os drones ganham mais espaços a cada dia, graças aos inúmeros benefícios que proporcionam, e sua utilização já é realidade em setores como o comércio e a logística.

Futuro dos drones:  mais agilidade no setor de entregas e E-commerce

Desenvolvidos na década de 1960 para uso militar e entrega de medicamentos em áreas de risco, foi nos últimos anos que as pequenas aeronaves conquistaram um grande número de entusiastas com a sua aplicação em diversas modalidades, entre elas, o comércio.

Grandes empresas que trabalham com a venda de produtos pela internet vêm desenvolvendo pesquisas e testes com  drones. No Japão, uma gigante no setor de comércio eletrônico, a Rakuten, desenvolve aparelhos utilizados na entrega de comidas vendidas via celular na área rural de Minamisoma. A Amazon também já faz testes e investimentos no sistema de entregas com a utilização de drones. A Google também empolgou o mercado ao anunciar “novidades excitantes”, sobre a entrega feita com drones.

Testes com as aeronaves são realizados em diversos países, e também no Brasil. No entanto, para além das inovações na aplicação dos aparelhos, os entusiastas da tecnologia encontram barreiras nas legislações específicas e proibitivas. É que na maioria dos países a utilização de drones para fins de entrega de produtos só é permitida em áreas restritas, longe dos centros urbanos.  Por aqui a regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil impede o voo de aviões não tripulados sobre pessoas. O que torna inviável o uso de drones em bairros residenciais.

Uso de drones no controle do inventário do estoque

Apesar das inúmeras vantagens oferecidas pelos drones, as limitações impedem a expansão da tecnologia no setor de entregas e E-commerce. Realidade pouco semelhante quando se trata da logística, onde o aparelho já vem sendo utilizado.

No Brasil, a GTP Automation, oferece o serviço de controle e gestão de inventário com a utilização de drones. De forma rápida e segura, o aparelho sobrevoa o estoque realizando a contagem dos produtos, de forma simples rápida e eficiente.

Como os drones são utilizados no balanço do estoque?

Graças a uma revolucionária tecnologia de coleta de dados, os drones podem fazer a contagem através de código de barras, RFID ou volume. Em poucas horas o aparelho realiza o controle de todo o armazém, entregando um relatório com 100% de acerto. Entre as inúmeras vantagens do sistema estão a agilidade no controle, a confiabilidade do resultado e o baixo custo da operação.

Outro fator positivo, se deve ao fato de as operações serem realizadas em áreas privadas, onde as proibições da ANAC não restringem a utilização dos drones.

Expectativas quanto ao uso de drones na logística

Apesar do desafio de inovar superando os obstáculos normativos, muito se espera quanto ao uso de drones no apoio das operações logísticas. Em breve as aeronaves serão indispensáveis no monitoramento das operações em armazéns, docas e centros de distribuições, diminuindo o tempo de entrega e contribuindo na fidelização dos clientes.

3D-Inventory

O 3D-Inventory é uma ferramenta revolucionária na realização de inventários executada por um DRONE com comandos de navegação baseados em sensores RTLS aéreos e num mapa digitalizado do armazém. Estes elementos conferem ao DRONE o poder de efetuar sobrevoos no armazém de forma totalmente autônoma sem a intervenção humana. Além dessas características o DRONE pode reconhecer etiquetas de Código de Barras, QR Code, RFID e também fazer a leitura volumétrica. Desta forma os inventários são precisos e realizados com uma rapidez impressionante, quebrando desta forma regras e paradigmas de inovação até então presentes numa atividade totalmente repetitiva e dispendiosa.

Veja o vídeo e entre em contato conosco.

Com informações: Exame.comGTP Automation

Por | 2019-01-23T08:50:31+00:00 17/01/2019|Categories: Drones|Tags: , , |Comentários desativados em Uso de drones na organização e controle do estoque

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.