Cadeia de Suprimentos: duas estratégias que merecem atenção

Home/Cadeia de Suprimentos/Cadeia de Suprimentos: duas estratégias que merecem atenção

Cadeia de Suprimentos: duas estratégias que merecem atenção

Como a cadeia de suprimentos pode ser fortalecida com um melhor gerenciamento de riscos e colaboração mais forte

Os processos de logística, relacionados à cadeia de suprimentos, precisam sempre de uma renovação para manter a competitividade no setor. Não é por menos que algumas estratégias vão ganhando força dentro do mercado e podem se refletir em resultados congruentes.

O Blog da GTP Automation lista duas estratégias que precisam da atenção de Gestores e podem redefinir os resultados na indústria. 

As atitudes que podem redefinir estratégias visando uma melhor conduta na Cadeia de Suprimentos são:

Colaboração mais forte no processo da cadeia de suprimentos

Práticas de aquisição sólidas e relacionamentos mais fortes com fornecedores devem ser considerados uma prioridade no processo da cadeia de suprimentos.

Por exemplo, o departamento de compras pode usar os dados de negócios dos fornecedores para aprimorar as decisões da cadeia de suprimentos, como a avaliação do fornecedor e as recomendações dos melhores parceiros na indústria. Além disso, uma cooperação eficaz pode ajudar a avaliar os riscos na cadeia de fornecimento com base nas tendências industriais e políticas globais, como forma de prevenir ou mitigar o perigo de escassez de estoque.

Enquanto isso, a colaboração na cadeia de suprimentos pode otimizar processos internos e reduzir a super utilização de recursos gastos em tarefas administrativas e outras demoradas. Como um bônus adicional, ele pode ajudar o gestor a gerar referências de parceiros de negócios satisfeitos e trazer mais demanda.

Mais foco no gerenciamento de riscos e na resiliência da cadeia de suprimentos

Não há dúvida de que as empresas devem considerar seriamente o gerenciamento de riscos da cadeia de suprimentos como uma maneira de se preparar para eventos indesejáveis. As crescentes práticas de outsourcing, off-shoring, versatilidade de produtos, segurança da cadeia de suprimentos e interdependência substancial em toda a cadeia de suprimentos acentuam ainda mais a importância de lidar com os riscos dela.

Ainda assim, não importa quão bom seja o plano, isso não pode impedir que as coisas aconteçam. É aqui que a resiliência da cadeia de suprimentos entra em cena. É uma medida real da capacidade de uma empresa para suportar eventos disruptivos.

As medidas para tornar a cadeia de fornecimento mais flexível e resiliente incluem a visibilidade em toda a cadeia para que as interrupções possam ser detectadas a tempo, uma estreita cooperação com fornecedores e distribuidores podem ser encontradas e um bom plano de resposta a incidentes para fornecer um curso de ação quando a ruptura ocorre.

Solução inovadora para Gestão: hunter™ IoT Visibility Manager

A GTP Automation oferece o hunter™ IoT Visibility Manager, uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.

Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.

Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:

  • Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
  • Comanda abertura e fechamento de portas;
  • Comanda circuitos fechados de TV;
  • Envia mensagens por SMS;
  • Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
  • Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
  • Monitora abertura e fechamento de lacres;
  • Realiza integração entre componentes.

Saiba mais clicando aqui.

Com informações: aacb

Por | 2018-12-19T09:18:52+00:00 18/12/2018|Categories: Cadeia de Suprimentos|Tags: , , , , |Comentários desativados em Cadeia de Suprimentos: duas estratégias que merecem atenção

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.