Digitalização na Logística: o que está em alta no mercado

Home/Automação, Gestão de Armazéns, Internet das Coisas (IoT)/Digitalização na Logística: o que está em alta no mercado

Digitalização na Logística: o que está em alta no mercado

Uma gestão inteligente, moderna e tecnológica oferece redução de custos sem prejudicar resultados

O processo da cadeia de suprimentos está em constante evolução. Não é por menos que grandes indústrias estão apostando em ferramentas mais inteligentes, modernas e cada vez mais tecnológicas.

O Blog da GTP Automation apresenta alguns processos que estão em alta no mercado da logística e que podem servir como inspiração para Gestores do setor.

Originada no setor militar como forma de manter as tropas com armas e outros bens necessários para o combate, a logística evoluiu posteriormente para um conceito comercial. Isso foi motivado principalmente pelas crescentes demandas e a complexidade do processo da cadeia de suprimentos, incluindo o transporte de grandes quantidades de mercadorias para locais distantes, em sintonia com a globalização do comércio.

Digitalização da cadeia de suprimentos

A digitalização é o processo de usar as soluções tecnológicas mais recentes junto com outros ativos físicos e digitais para reprojetar as práticas de logística. Dessa forma, eles podem se ajustar melhor ao ambiente de negócios omnichannel altamente competitivo e de ritmo acelerado.

Modernizando a logística é possível prever resultados como a melhora da velocidade, da dinâmica e da resiliência das operações da cadeia de suprimentos: isso leva a uma maior capacidade de resposta ao cliente e, por fim, a uma receita maior.

A importância da Internet das Coisas

Para colher todos os benefícios da digitalização, as empresas precisam reformular fundamentalmente sua estratégia de cadeia de suprimentos. Não basta apenas embelezá-lo com a tecnologia digital.

No campo da digitalização, a Internet das Coisas (IoT) ocupa um lugar de destaque como uma solução tecnológica altamente transformadora na esfera da logística. IoT refere-se a um sistema de dispositivos de computação inter-relacionados que permite a transferência de dados através de redes sem entrada humana. Ele ajuda as empresas a monitorar o estoque em movimento, gerenciar o estoque em depósito (ambos em tempo real), otimizar rotas de frota e reduzir a quilometragem inoperante.

Solução inovadora para Gestão Logística: hunter™ IoT Visibility Manager

A GTP Automation oferece o hunter™ IoT Visibility Manager, uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.

Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.

Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:

  • Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
  • Comanda abertura e fechamento de portas;
  • Comanda circuitos fechados de TV;
  • Envia mensagens por SMS;
  • Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
  • Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
  • Monitora abertura e fechamento de lacres;
  • Realiza integração entre componentes.

Saiba mais clicando aqui.

Com informações: aacb

Por | 2018-12-19T08:52:24+00:00 13/12/2018|Categories: Automação, Gestão de Armazéns, Internet das Coisas (IoT)|Tags: , , , , |Comentários desativados em Digitalização na Logística: o que está em alta no mercado

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.