Cadeia de abastecimento: a importância do monitoramento

Home/Automação, Gestão de Armazéns, Logística/Cadeia de abastecimento: a importância do monitoramento

Cadeia de abastecimento: a importância do monitoramento

Por que a visibilidade da cadeia de suprimentos é importante?

A visibilidade na cadeia de suprimentos ocorre quando se faz o uso de mecanismos de rastreamento e monitoramento para aumentar a transparência e promover a integridade em toda a cadeia de suprimentos. Ela exige que fornecedores, fabricantes e varejistas trabalhem juntos e implementem políticas e procedimentos complementares.

O Blog da GTP Automation comenta a grande relevância estratégica do assunto!

O movimento em direção a um aumento na visibilidade da cadeia de suprimentos decorre da necessidade de mitigar interesses corporativos conflitantes, bem como um aumento na demanda do consumidor por uma maior transparência.

Mitigando Interesses Corporativos Conflitantes

Interesses corporativos conflitantes ocorrem quando uma empresa tem valores e metas que não estão alinhados com os valores e objetivos de outra empresa ao longo da cadeia de suprimentos.

Por exemplo, um varejista pode prometer entregar produtos sem alergênicos a seus clientes como parte da vantagem competitiva da empresa. O varejista compra seus produtos de um fabricante que, por sua vez, compra seus produtos de um fornecedor.

O fabricante e o fornecedor podem não ter o mesmo objetivo de fornecer produtos livres de alergênicos. Portanto, o varejista exige visibilidade da cadeia de fornecimento por parte do fabricante e do fornecedor para entregar sua promessa de produtos livres de alergênicos.

Alterando Padrões Determinados pela Demanda do Consumidor

A demanda do consumidor desempenha um papel significativo no movimento em direção a uma maior transparência. Os profissionais da cadeia de suprimentos enfrentam um desafio contínuo para atender aos padrões de mudança estabelecidos por seus clientes.

Em um mundo onde a informação é acessível, os consumidores também esperam que as informações sobre o produto que estão prestes a comprar estejam imediatamente disponíveis. Nos últimos anos, os consumidores também desejam saber até a origem deles.

Por exemplo, a Tyson Foods, fabricante de produtos de frango com sede nos Estados Unidos, enfrentou uma grande cobertura da mídia em 2007, após a descoberta de que os fornecedores da fabricante estavam oferecendo condições ruins para as galinhas. Após essa descoberta, os consumidores se recusaram a comprar frango fabricado pela Tyson Foods. Como resultado, a empresa foi forçada a implementar padrões de visibilidade para atender às expectativas de seus consumidores.

O que aumenta a visibilidade da cadeia de suprimentos?

O aumento da visibilidade da cadeia de suprimentos inclui o uso de tecnologia para rastrear e monitorar o movimento de mercadorias ao longo da cadeia de suprimentos. Os sensores permitem que as empresas rastreiem os níveis de temperatura e umidade dos produtos quando saem do depósito até que estejam nas mãos do cliente. Os sensores também podem detectar adulteração de um produto.

Soluções logísticas

Investir em softwares especializados no segmento logístico, que possam facilitar a atividade da equipe e tornar os processos mais ágeis e menos sujeitos a erros são importantes pela segurança e dinamismo que oferecem.

O WMC (Warehouse Magic Cube), oferecido pela GTP Automation, por exemplo, é uma solução completa e revolucionária para resolver problemas ainda não óbvios aos gestores de armazéns. Desde a auditoria em tempo real das operações até o acompanhamento financeiro dos indicadores de desempenho, passando pela medição real das distâncias percorridas por funcionários durante todo um dia inteiro de trabalho, o WMC permite que os gestores apreciem o desenrolar das suas operações em diferentes níveis.

Saiba mais sobre essa incrível inovação aqui.

Com informações: Neuro Chain Tech.

Por | 2018-12-12T12:46:15+00:00 11/12/2018|Categories: Automação, Gestão de Armazéns, Logística|Tags: , , , |Comentários desativados em Cadeia de abastecimento: a importância do monitoramento

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.