Gestão de Inventário: como será o futuro dessa questão?

Home/Gestão de Armazéns, Inventário, Logística/Gestão de Inventário: como será o futuro dessa questão?

Gestão de Inventário: como será o futuro dessa questão?

Confira uma forte tendência que está ligada diretamente com a Gestão de Inventário

A cadeia de suprimentos tornou-se mais complexa com a evolução do mercado e a chega de novas tecnologias. Muitas inovações continuam sendo desenvolvidas para facilitar o comércio global. Porém, quando se fala de Gestão de Inventário, existe uma necessidade de maior atenção, afinal, trata-se de um setor estratégico.

O Blog da GTP Automation fala sobre uma forte tendência relacionada à Gestão de Inventário.

A adoção universal dos sistemas de Gestão de Inventário é uma das principais tendências que a cadeia de suprimentos perceberá com o tempo. A adoção de sistemas avançados de gerenciamento de estoques será cada vez mais necessária para evitar um excedente, mantendo a indústria competitiva e aumentando o lucro.

Sistema de gerenciamento de estoque

Você sabe o que é um Sistema de Gerenciamento de Inventário (Inventory Management System: IMS)? Trata-se de um software automatizado que coleta, armazena e analisa o status do estoque de uma empresa.

Esse sistema reúne informações sobre o estado do estoque de dispositivos de entrada do usuário, como scanners de código de barras e dispositivos de ponto de venda (PDV).

Os IMSs permitem que as empresas acompanhem o movimento do estoque em tempo real, saibam quanto estoque está disponível, calculem a taxa de rotatividade de estoque e a taxa de falta de estoque e prevejam futuros comportamentos de compra do consumidor.

Os IMSs também possuem aplicativos de rastreamento de estoque entre empresas. À medida que o estoque se move ao longo da cadeia de suprimentos, as empresas compartilham dados de inventário em tempo real dentro da rede da cadeia de suprimentos; os fornecedores podem acessar os dados de demanda do consumidor do varejista para produzir a quantidade correta de mercadorias.

Dessa forma, os fornecedores tentam evitar produzir mais de um bem do que a demanda do consumidor, porque um excedente acaba reduzindo o lucro do fornecedor. No caso de superávit, os custos de armazenagem aumentam porque há uma queda na taxa de rotatividade de estoques e os bens ocupam mais espaço por um período mais extenso.

Assim, o fornecedor ou varejista reduz o preço dos produtos para vendê-los mais rapidamente. Os excedentes podem ser condicionalmente benéficos para o consumidor, mas não para o fornecedor e o varejista.

O Futuro do Gerenciamento do Inventário

Diversas empresas já demonstraram que utilizar um avançado Sistema de Gerenciamento de Inventário será vital para uma marca manter sua vantagem competitiva em 2019. Isso porque o rastreamento manual de estoque não é apenas ineficiente, mas também é demorado e caro. Os IMSs podem coletar e analisar dados com mais rapidez e precisão do que os humanos.

GTP Automation disponibiliza ferramenta inovadora via Drone para controle de estoque

Para ampliar a produtividade e reduzir custos em logísticas tanto de fabricantes quanto de fornecedores, varejistas e atacadistas, a GTP Automation oferece soluções que unem tecnologia e inovação. Um dos serviços é o 3D-Inventory que conta com auxílio de um DRONE.

Trata-se de uma ferramenta revolucionária na realização de inventários executada por um DRONE com comandos de navegação baseados em sensores RTLS aéreos e num mapa digitalizado do armazém. Estes elementos conferem ao dispositivo o poder de efetuar sobrevoos no armazém de forma totalmente autônoma sem a intervenção humana.

Além dessas características, o DRONE pode reconhecer:

  • Etiquetas de Código de Barras;
  • QR Code;
  • RFID;
  • Além de fazer uma leitura volumétrica.

Desta forma os inventários são precisos e realizados com uma rapidez impressionante, quebrando desta forma regras e paradigmas de inovação até então presentes numa atividade totalmente repetitiva e dispendiosa.

Veja um vídeo explicativo: 

Saiba aqui mais informações sobre essa e outras soluções!

Com informações: Neuro Chain Tech.

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.

Deixe um Comentário