Internet da Coisas na logística: setores onde a tecnologia é eficaz

Home/Internet das Coisas (IoT), Logística/Internet da Coisas na logística: setores onde a tecnologia é eficaz

Internet da Coisas na logística: setores onde a tecnologia é eficaz

Veja do que esse poderoso conceito é capaz para dinamizar processos e oferecer mais segurança

Como sinalizamos no post Internet das Coisas: algumas previsões para 2019, algumas das tendências para o ano que vem, divulgado na última semana pelo portal TechRepublic, são: os serviços de IoT integrados tentarão motivar um mercado consumidor em desaceleração e o IoT como um termo genérico irá diminuir.

Porém, o IoT para a logística já é reconhecido pela sua eficiência e está em alta. O Blog da GTP Automation apurou mais sobre o assunto e te conta a seguir!

Ao contrário da percepção geral de IoT para logística sendo relevante somente para países de primeiro mundo, os maiores beneficiários poderiam ser os países em desenvolvimento. A logística é uma base essencial para o crescimento econômico sustentável de qualquer economia, nesse sentido, a Internet das Coisas ajuda a impulsionar os efeitos positivos, independentemente das economias em que está incluído.

Quando se fala em custos, outro incentivo: o valor do investimento é superado pelos benefícios e refletido na redução dos gastos percebidos logo após a implementação adequada das soluções IoT em logística.

Conheça algumas áreas onde a Internet das Coisas está fornecendo resultados excepcionais: 

Detectando riscos

A IoT tem desempenho acima da média na detecção de riscos e evita contratempos no domínio da logística. Em armazéns, onde o embarque ou desembarque é feito, as soluções de IoT estão se tornando úteis para reduzir grandes danos à saúde dos trabalhadores ou das máquinas.

A Industrial Truck Association (ITA), nos EUA, afirma que as 855.900 empilhadeiras ativas nos EUA resultam em cerca de 100 mil de acidentes todos os anos. Sensores que podem ajudar no desenvolvimento de um sistema de radar para essas empilhadeiras devem ser úteis para evitar as colisões.

Segurança de Frete

O roubo de mercadorias tem se tornado cada vez mais um dos principais motivos de perdas para as empresas de frete, aqui no Brasil é uma questão crônica. Soluções de IoT estão se tornando mais comuns, pois fornecem monitoramento completo do frete em todo o período de trânsito e região. Os sensores avançados que são utilizados por muitos sistemas de monitoramento de carga estão equipados para detectar as mudanças de temperatura, qualquer choque e quebra no contêiner.

Visibilidade para transportadoras em trânsito

Os sistemas GPS e RFID baseados na computação em nuvem estão fornecendo às transportadoras de logística as principais estatísticas de localização que, de outra forma, seriam impossíveis de coletar. Isso não apenas torna todo o processo da cadeia de suprimentos ágil, mas também proporciona um maior controle aos gerentes da cadeia de suprimentos para prever o tempo de entrega e o cronograma.

Diagnóstico e alertas

O gerenciamento preditivo do ciclo de vida de ativos está se tornando uma das práticas mais bem-sucedidas entre as empresas de logística para manter sua frota na melhor forma possível. Isso ajuda na tomada de medidas preventivas, como manutenção e reparos, mesmo antes que os danos ocorram devido à redução visível na produtividade do ativo.

Conclusão

A Internet das Coisas para as empresas de logística não é um conceito novo, mas definitivamente conseguiu acrescentar uma nova perspectiva à indústria. Isso ajudou a remodelar a cadeia de suprimentos para melhor e, evidentemente, a tornou mais segura e eficiente.

Solução inovadora para Gestão Logística: hunter™ IoT Visibility Manager

A GTP Automation oferece o hunter™ IoT Visibility Manager, uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.

Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.

Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:

  • Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
  • Comanda abertura e fechamento de portas;
  • Comanda circuitos fechados de TV;
  • Envia mensagens por SMS;
  • Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
  • Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
  • Monitora abertura e fechamento de lacres;
  • Realiza integração entre componentes.

Saiba mais clicando aqui.

Com informações: DreamOrbit.

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.

Deixe um Comentário