Logística Portuária: oportunidade de redução de custos e conquistar mais eficiência

Home/Automação, Logística/Logística Portuária: oportunidade de redução de custos e conquistar mais eficiência

Logística Portuária: oportunidade de redução de custos e conquistar mais eficiência

Como a tecnologia da computação em nuvem é uma aliada para dinamizar os processos dos portos

Vivemos em um momento de grandes transformações no campo da inovação e tecnologia. No entanto, a aplicação de muitas das últimas invenções ainda não se consolidou na logística portuária, apesar da grande importância do setor para uma nação. Nosso blog fala sobre as oportunidades para a Logística Portuária usufruir desses avanços tecnológicos.

O mundo passa por tempos de mercados financeiros voláteis e interrupção de redes de fornecimento, o que pode prejudicar todo um ciclo e ter consequência em toda um mercado. Por isso, quem possui a capacidade de prever esses eventos pode oferecer às empresas uma vantagem competitiva sobre os rivais.

Entre as tecnologias que mais auxiliam no armazenamento e apuração dos dados é a de computação em nuvem. Essa inovação permite que as informações fluam dentro da empresa em tempo real, aprimorando assim a comunicação eficiente entre os diferentes departamentos. As oportunidades oferecidas para operadores portuários, por exemplo, são enormes.

Essa vantagem ocorre porque todos os operadores portuários, como gerentes de frota, motoristas e transportadores de carga, podem trocar informações rapidamente, reduzindo o congestionamento e simplificando as operações portuárias.

Além disso, outro benefício da computação em nuvem é poder ajudar na recuperação de desvios na logística portuária. Afinal, os portos armazenam muitos dados relacionados à carga, e qualquer erro humano, furtos ou desastre natural pode atrapalhar os negócios. A nuvem fornece uma plataforma segura e sólida para armazenar dados e mantê-los protegidos contra desastres ou erros humanos.

Outro benefício da tecnologia de computação em nuvem é a capacidade de aumentar a descarga e o carregamento de contêiner no porto.

Momento de investimento na logística portuária

Por amparar diversos processos, é essencial que a logística seja de qualidade, prezado segurança e organização. A GTP Automation disponibiliza a solução Offshore Operations & Port Control System (OPCoS), desenvolvida com o objetivo de realizar com precisão e integridade operações complexas de apoio à logística offshore para operadores portuários.

Ao mesmo tempo, essa solução confere segurança em tarefas de embarque e desembarque de materiais pesados realizados por equipamentos de grande porte tais como guindastes e gruas.

Dotado de sensores RTLS, o sistema monitora todos os funcionários garantindo a sua segurança em qualquer das operações que esteja realizando. A monitoração autônoma é constante e mantém uma base de dados de eventos para efeito de alertas de operações perigosas.

Saiba mais informações sobre essa solução aqui!

Com informações: More Than Shipping.

Por | 2018-11-27T10:38:07+00:00 27/11/2018|Categories: Automação, Logística|Tags: , , , |Nenhum Comentário

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.

Deixe um Comentário