Controle de estoque: 3 dicas fundamentais para mais eficiência

Home/Automação, Gestão de Armazéns/Controle de estoque: 3 dicas fundamentais para mais eficiência

Controle de estoque: 3 dicas fundamentais para mais eficiência

O empresário precisa investir em inovação para reduzir perdas e custos extras

Com a forte concorrência e a crise em diversos setores da sociedade, surgiu a necessidade de distribuidores otimizarem seus processos para que a compra e venda tornassem-se mais dinâmica e eficiente. Além disso, a redução de custos transformou-se em uma meta ainda mais fundamental, ampliando a pressão dentro de armazéns.

O Blog da GTP Automation traz algumas dicas essenciais para se adquirir mais eficiência.

Empreender no Brasil não é tarefas das mais fáceis. A falta de incentivo, altas taxas e impostos e a segurança precária na infraestrutura das cidades, leva gestores e empresários pensarem em todos os tipos de ferramentas para evitar prejuízos. Porém, se uma empresa não conseguir se prevenir nesses aspectos, corre o risco de ter prejuízos.

Percebendo essa necessidade cada vez mais frequente, separamos aqui dicas que podem auxiliar nos mais diferentes tipos de negócio:

Otimização do ambiente

A infraestrutura do ambiente de estoque é de grande importância para oferecer dinâmica inteligente e segura. Um layout que otimize tanto o armazenamento quanto torne a movimentação fluida e orgânica.

Por isso, vale enumerar ou nomear ruas formadas entre estantes, paletes, caixas, etc., pois essa otimização ajuda nas atividades, agrupando itens semelhantes ou complementares em locais estratégicos.

Faça inventários periodicamente

O controle do estoque só existirá se for percebida a real situação das mercadorias ou materiais estocados. Por isso, a contagem é importante para confirmar o que de fato está parado em suas prateleiras. Divida as funções por profissionais já definidos para realizar tal tarefa, a fim de evitar equívocos, discrepâncias ou deixar de contar algo. Além disso, existem tecnologias e inovações especiais para essa função.

Colaboradores treinados

Manter a equipe que trabalha no estoque de sua empresa antenada a novas práticas e treinamentos é de grande relevância para o sucesso dos processos. Isso porque é possível agregar mais qualidade ao serviço, levanta a autoestima do profissional, que logo colocará em prática o que aprendeu.

Soluções logísticas

Investir em softwares especializados no segmento logístico, que possam facilitar a atividade da equipe e tornar os processos mais ágeis e menos sujeitos a erros são importantes pela segurança e dinamismo que oferecem.

O WMC (Warehouse Magic Cube), oferecido pela GTP Automation, por exemplo, é uma solução completa e revolucionária para resolver problemas ainda não óbvios aos gestores de armazéns. Desde a auditoria em tempo real das operações até o acompanhamento financeiro dos indicadores de desempenho, passando pela medição real das distâncias percorridas por funcionários durante todo um dia inteiro de trabalho, o WMC permite que os gestores apreciem o desenrolar das suas operações em diferentes níveis. Saiba mais sobre essa incrível inovação aqui.

Com informações: RFID Brasil

Por | 2018-11-21T08:36:07+00:00 20/11/2018|Categories: Automação, Gestão de Armazéns|Tags: , , |Nenhum Comentário

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.

Deixe um Comentário