Internet das Coisas: veja três fortes tendências para a indústria até 2022

Home/Internet das Coisas (IoT)/Internet das Coisas: veja três fortes tendências para a indústria até 2022

Internet das Coisas: veja três fortes tendências para a indústria até 2022

Consultoria Gartner apresentou suas previsões sobre tecnologia na indústria para os próximos anos

A Gartner, empresa de consultoria que desenvolve tecnologias relacionadas a introspecção necessária para seus clientes tomarem suas decisões, apresentou um relatório mostrando algumas das tendências tecnológicas para os próximos anos. Nosso blog traz alguns dos destaques que podem influenciar a indústria em geral.

Saber o que irá acontecer nos próximos anos é um tanto difícil, tanto no campo social quanto político, o mundo está em total ebulição. No entanto, sobre tecnologia, é possível acertar quais são as tendências mais fortes.

Analistas da Gartner, não só fazem previsões, como alertam que as organizações irão além de noções sobre a adoção de tecnologia, focando nas questões que cercam o real significado do ser humano no mundo digital.

Veja algumas previsões da Gartner para até 2022:

  • Em 2020, a Inteligência Artificial se tornará um motivador positivo, criando 2,3 milhões de empregos e eliminando apenas 1,8 milhão de empregos: 

A criação ou eliminação de empregos irá variar muito pela indústria. Algumas indústrias sofrerão perda geral de emprego, outras sofrerão perda de emprego por apenas alguns anos e outras, como as de saúde e educação, nunca experimentarão perda de emprego no balanço final.

Benefícios: a Inteligência Artificial melhorará a produtividade de muitos empregos e, de forma criativa, tem potencial para enriquecer as carreiras das pessoas, remodelar tarefas antigas e criar novas indústrias.

  • Até 2020, a tecnologia IoT (Internet das Coisas) estará em 95% dos eletrônicos:

A combinação de gerenciamento de smartphones, controle de nuvem e módulos de habilitação baratos oferece monitoramento, gerenciamento e controle sofisticados com um custo adicional mínimo nos dispositivos-chave. Os compradores irão mover-se rapidamente para produtos de Internet de Coisas (IoT), e o interesse e a demanda por produtos habilitados para IoT crescerão rapidamente.

Oportunidade: Todo fornecedor deve, no mínimo, fazer planos para implementar a tecnologia IoT em seus produtos, tanto para consumidores como para compradores de empresas.

  • Até 2022, a metade de todos os investimentos de segurança para a IoT irá para remediação de falhas e recuperação de desastres, em vez de proteção: 

Os riscos relacionados à introdução do IoT como parte de projetos ou iniciativas são substancialmente impactados pelas consequências não intencionais geradas quando a forte presença digital é introduzida em todas as indústrias e setores de mercado com o crescimento da IoT.

Alerta: Para os ambientes industriais, a escala e a diversidade podem não ser tão significativas, mas a necessidade de preservar a segurança para os indivíduos, o ambiente e o complexo regime regulatório que controla os sistemas de segurança irá assegurar que a rápida expansão do uso da IoT nesses sistemas resultará em impactos de regulação.

Solução inovadora: hunter™ IoT Visibility Manager

A GTP Automation oferece o hunter™ IoT Visibility Manager, uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.

Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.

Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:

  • Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
  • Comanda abertura e fechamento de portas;
  • Comanda circuitos fechados de TV;
  • Envia mensagens por SMS;
  • Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
  • Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
  • Monitora abertura e fechamento de lacres;
  • Realiza integração entre componentes.

Saiba mais clicando aqui.

Com informações: CIO.

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista, publicitário e analista de Mídia Social formado em Comunicação Social pela Universidade de Vila Velha (ES).

Deixe um Comentário