Alerta: pesquisa aponta mudanças significativas na Logística

Home/Logística/Alerta: pesquisa aponta mudanças significativas na Logística

Alerta: pesquisa aponta mudanças significativas na Logística

Veja os dados que alertam sobre a necessidade de novas tecnologias e melhora da experiência do consumidor

O que o futuro nos guarda, é impossível saber. No entanto, quando se fala em mercado e indústria, alguns movimentos podem traçar tendências que vão ganhando força e redefinindo estratégias. Ou seja, é possível prever e investir em ações que serão estratégicas futuramente. O blog da GTP Automation fala sobre essas questões apresentando um estudo especial sobre o assunto.

O estudo Logistics Trend Radar, que analisa o impacto de 28 megatendências globais na cadeia logística, concluiu que o setor precisará incorporar novas tecnologias e melhorar a experiência do consumidor. A pesquisa abre dizendo que “a digitalização é a maior oportunidade para as empresas logísticas desde a globalização”.

Realizado por Matthias Heutger e Dr. Markus Kückelhaus, líderes de inovação da DHL, divisão da Deutsche Post do setor de logística internacional e correio expresso, a pesquisa contou com a participação de 10 mil profissionais do setor em todo o mundo.

Veja o que diz o relatório Logistics Trend Radar:

  • A era digital traz uma série de tecnologias que estão prontas para auxiliar no ganho de benefícios como: eficiência na cadeia logística, redução do impacto ambiental, o desenvolvimento de novos modelos de negócio e melhoria da experiência do consumidor. Mas isso tudo depende da capacidade de inovação das empresas do setor;
  • Recursos como inteligência artificial e blockchain, um banco de dados que permite armazenar informações em tempo real e ordem cronológica, à prova de fraude ou ataque hacker, estão sendo incorporados no segmento.

Uma análise cruzando as tendências da sociedade e o avanço tecnológico, permitiu que o estudo concluísse que os novos serviços de logística devem ser integrados às casas inteligentes. Outra questão se refere ao transporte urbano de mercadorias que tende a passar por profunda transformação, principalmente em sua última etapa, chamada de última milha.

A experiência do cliente é um outro fator que terá enorme impacto. A rapidez e conveniência nas entregas serão os pilares dessa transformação. Impulsionado pelo crescimento do e-commerce, haverá o aumento da demanda por logística B2B, entre empresas.

Outra evolução detectada pelo levantamento é referente das oportunidades na chamada Fresh Chain, o transporte de bens sensíveis ao tempo e à temperatura, como alimentos e remédios. A DHL aponta que, neste segmento, há enorme oportunidade de inovar no armazenamento, embalagens e entrega das mercadorias.

Solução inovadora para Gestão: hunter™ IoT Visibility Manager

A GTP Automation oferece o hunter™ IoT Visibility Manager, uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.

Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.

Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:

  • Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
  • Comanda abertura e fechamento de portas;
  • Comanda circuitos fechados de TV;
  • Envia mensagens por SMS;
  • Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
  • Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
  • Monitora abertura e fechamento de lacres;
  • Realiza integração entre componentes.

Saiba mais clicando aqui.

Com informações: Revista Logística

Por | 2018-10-04T12:14:32+00:00 04/10/2018|Categories: Logística|Tags: , , |Nenhum Comentário

About the Author:

Deixe um Comentário