WMS: descubra 3 vantagens desse sistema para a gestão do estoque

Home/Gestão de Armazéns/WMS: descubra 3 vantagens desse sistema para a gestão do estoque

WMS: descubra 3 vantagens desse sistema para a gestão do estoque

Entenda o que é e conheça os benefícios do Warehouse Management System

Como apresentamos no post WMS: Estudo aponta quais sistemas de integração são mais usados, a tecnologia WMS (Warehouse Management System) está entre as ferramentas que mais apoiam os processos da cadeia de suprimentos. Com opinião de 200 empresas de diversos ramos de atividade, 80,5% usam o WMS (“warehouse management system”, sistema de gerenciamento de armazéns) na Gestão. Nosso Blog fala, a seguir, mais sobre o sistema WMS e seus benefícios.

O WMS é um software destinado ao recolhimento de informações importantes para o sistema de armazenamento e logística. Seu objetivo básico é realizar uma gestão mais assertiva de estoque, sendo ativo desde o recebimento de produtos após a produção até o seu envio para transporte. Isso faz com que seja uma ferramenta fundamental para o controle dos processos de logística e cadeia de suprimentos.

Porém, fica a pergunta: quais são suas vantagens?

O sistema WMS traz uma série de benefícios para o negócio em curto e longo prazo, se tornando estratégico para uma gestão. Confira algumas vantagens do seu uso:

Controle operacional

Contar um bom controle dos processos que ocorrem em seu negócio é o básico para qualquer empresa que deseja prosperar no mercado. Isso se torna ainda mais importante se um setor interferir o outro, como ocorre em muitos casos. Essa necessidade se deve, pois é essencial que todas as informações sejam confiáveis, de fácil acesso e tenham disponibilidade imediata quando for solicitado.

Atuação do sistema WMS: em caso de necessidade, ele verifica o que está disponível no inventário apresentando informações em tempo real. Isso é importante no auxílio de para tomada de decisões estratégicas de outros setores da empresa.

Tempo de espera reduzido

Investir em um sistema automatizado se reflete em uma economia de tempo em diversas etapas relacionadas à logística. Um bom exemplo é quando se trata do registro da entrada de produtos no local de armazenamento. Com o WMS, isso é feito de imediato, por meio de QR Codes, códigos de barras ou outros sistemas de registro, contabilizando a informação no banco de dados do software.

Benefício do sistema WMS: O tempo gasto com preenchimento manual de todas as informações é reduzido de forma significativa. As falhas humanas no processo também são evitadas. Há também redução de tempo para a disponibilidade de informações.

Outra vantagem é que, como o sistema é automatizado, sempre que é necessário, qualquer pessoa com acesso a ele pode verificar as informações do estoque em tempo real.

Gestão de espaços do estoque mais eficiente

Com o WMS, é possível encontrar um espaço disponível no estoque que pode ser ocupado por outros itens.

Vantagem do sistema WMS: Ao oferecer uma melhor organização no local da armazenagem, os espaços podem ser ocupados segundo a dinâmica de entradas e saídas de produtos, evitando problemas com espaços desperdiçados.

WMS: diferencial competitivo

O sistema WMS da GTP Automation tem uma característica completamente diferente de todos os WMS existentes no mercado. Ele sabe precisamente onde estão os produtos armazenados com base na localização física dos mesmos.

Todas as operações executadas pelos operadores, pelas empilhadeiras e transpaleteiras são monitoradas por sensores RTLS. Desta forma as operações de picking, separação, armazenamento, etc., são registradas em equipamentos móveis e enviadas ao servidor WMS para definir quais operadores deverão executar as ordens do sistema.

Com base nestes eventos o sistema passa a acompanhar cada movimento dos operadores e confere em tempo real se a ordem foi ou não executada e no local definido. Além disso o sistema trabalha com etiquetas de Código de Barras, QR Code e RFID.

Fique por dentro dessa solução inovadora clicando aqui.

Com informações: EGestor

Por | 2018-09-06T11:46:00+00:00 06/09/2018|Categories: Gestão de Armazéns|Tags: , , , |Comentários desativados em WMS: descubra 3 vantagens desse sistema para a gestão do estoque

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.