Desafios no inventário: como otimizar o processo em armazéns?

Home/Inventário/Desafios no inventário: como otimizar o processo em armazéns?

Desafios no inventário: como otimizar o processo em armazéns?

Por se tratar de uma operação de grande porte, cuidados são necessários

A movimentação de um alto volume de produtos, diariamente em um armazém de grande porte, pode desencadear diversos problemas. E muitos casos de grandes inventários podem refletir em problemas sérios como prejuízos financeiros causados por contagem errada, perda da validade, produtos roubados, entre muitos outros.

Falamos sobre os desafios da realização de um inventário e como acertar o processo, a seguir!

Anteriormente no post Inventário de estoque: a importância de fazê-lo corretamente comentamos sobre como a parte do inventário é uma estratégia importante dentro da indústria e precisa ter um nível de acerto total. Com uma boa realização, é possível:

  • Evitar problemas com a Receita Federal;
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Otimizar o processo de compras, evitando o excesso e a escassez;
  • Reduzir as perdas em relação à desperdícios e roubos.

Desafios mais comuns

Todavia, os desafios na realização de um inventário em grandes armazéns, representam uma oportunidade de analisar e buscar novas formas no mercado para evitar problemas e conseguir benefícios. Inventário é importante e estratégico em diversos setores da indústria.

Veja quais são alguns desafios enfrentados: 

Equívocos na separação

Erros acontecem, tudo bem. Porém, nessa etapa é essencial que eles não ocorram, isso porque qualquer equívoco nessa etapa pode comprometer o restante da operação. Além disso, se esse deslize não for identificado pelo processo de conferência, toda a operação pode ser afetada e refletir na experiência de um cliente, por exemplo. Isso eleva os custos operacionais, além de gerar insatisfação.

Processos manuais

Processo manual para inventário não é sinônimo de erros, entretanto, é mais comum ocorrerem deslizes, o que gera necessidade de retrabalhos. Quando se fala de gerenciar diversas informações, oriundas de diversas fontes é um desafio fazer com que todo o processo funcione de forma fluida. Em casos de grandes operações, esse é um problema não escalável e que, sem dúvidas, merece mais atenção, pois podem ocorrer falhas de digitação e identificação errada de itens.

Isso mais uma vez se refletirá em prejuízos, como elevação dos custos, atrasos na entrega e problemas com o fisco (quando a falha está ligada à emissão da documentação).

Controle de divergências e atualização de itens estocados

Identificar e controlar as divergências em tempo real, em um armazém de grande porte, pode ser desafiador. Ou melhor, é impossível sem automatização. A grande quantidade de itens movimentados requer ajuda tecnológica. Além disso, atualizar frequentemente as entradas e saídas dos produtos, garantindo dados reais sobre a disponibilidade, é um grande desafio a ser contornado. Um inventário dos materiais é capaz de apontar as inconsistências, todavia, não impede que a causa delas seja descoberta.

2D Inventary: solução e redução de custos

Inovação criada para realizar tarefas de inventário de forma rápida e eficiente, o 2D-Inventory coleta dados com grande precisão e sem intervenção humana. Essa tecnologia é oferecida pela GTP Automation.

Como funciona?

  • Os AGVs (Automated Guided Vehicle ou Veículos Autoguiados) são equipados com um sistema de navegação baseados em sensores RTLS aéreos e mapa digitalizado do armazém.
  • As coordenadas de navegação são precisas e executadas de forma autônoma por um script no servidor.
  • Os dados de coleta são enviados diretamente ao servidor para análise e confrontação com as posições de estoque.
  • O resultado é enviado ao usuário em tempo real para acompanhamento e auditoria em caso de necessidade.

Vale ressaltar que este sistema reconhece etiquetas de Código de Barras, QR Code, RFID e também fazer a leitura volumétrica com sensores IR e US.

Veja um vídeo demonstrativo:

Clique aqui e saiba mais sobre essa solução que alia eficiência e redução de custos!

Com informações: Intelipost, Endeavor, GTP Automation

Por | 2018-08-28T12:44:32+00:00 28/08/2018|Categories: Inventário|Tags: , , |Comentários desativados em Desafios no inventário: como otimizar o processo em armazéns?

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.