Soluções RTLS: aplicações eficientes na logística

Home/Automação/Soluções RTLS: aplicações eficientes na logística

Soluções RTLS: aplicações eficientes na logística

Uma gestão mais eficiente se deve com o uso de sistemas de localização em tempo real

Anteriormente, falamos aqui no blog sobre as vantagens de se investir em soluções RTLS (Real Time Location System) na logística. Muitas ferramentas que utilizam o conceito, servem para localizar dispositivos dentro de um ambiente físico com bastante precisão e em tempo real. Nosso blog traz hoje uma lista com alguns benefícios que a tecnologia lega para o setor de logística. 

Vivemos em um mundo altamente tecnológico. Não se trata mais de uma questão de diferencial competitivo, mas sim de investimento básico em diversos casos. Afinal, o mercado está se adaptando, otimizando processos e, dessa forma, reduzindo custos. A indústria, por sua vez, traça uma jornada com diversos percalços e desafios.

Não é a toa que o RTLS se tornou em um aliado estratégico por se adaptar em diferentes contextos dentro de uma empresa. Separamos alguns benefícios que o sistema oferece para a diferentes ambientes do mercado:

Deslocamento de peças e produtos

Ter um controle por RTLS é ideal quando se tem a necessidade de aperfeiçoar as linhas de produção com o rastreamento das mercadorias. Alguns objetos precisam passar por diversas etapas, precisando de locomoção de uma estação para a outra. Isso pede um maior esforço de monitoramento.

O RTLS serve com um intuito simples nesse caso: as indústrias conseguem evitar que mercadorias, peças ou objetos que façam parte da cadeia de produção fiquem perdidos nos processos. A gestão fica mais assertiva do começo ao fim da produção, acelerando a produção. O sistema reduz a perda de tempo para rastrear erros ou reformular rotas quando algo foge do padrão.

Planejamento de prazos com eficiência

As empresas podem estender os sistemas RTLS além da produção direta. Isso se dá porque a estratégia de localização em tempo real ajuda também na intralogística, que vem antes do processo de manufatura.

Benefício do RTLS: com o sistema, é possível controlar as peças que chegam à linha de montagem, guiando a estimativa da entrega dos produtos. Se acontecer algum problema na recepção do material, é muito mais fácil restabelecer os prazos e repassar as informações aos clientes.

Armazenamento de produtos

A estocagem e armazenamento também acabam usufruindo do sistema RTLS. Essa etapa também é estratégica dentro da indústria, isso porque existe uma grande necessidade de controlar quantidades e qualidades. Dessa forma, é possível evitar produtos danificados e mal armazenados.

O que o RTLS contribui nesse sentido: com o sistema, é possível evitar situações de má armazenagem ao fornecer informações sobre o local onde o produto final será guardado. Com esses dados, o gestor pode analisar se o ambiente é realmente ideal para comportar o produto.

Conheça a solução Work in Progress (WIP)

A inteligência no processo industrial deve ser sempre aprimorada. Como vimos no texto, o RTLS é fundamental para deixar mais eficiente e seguro processos de gestão dentro de armazéns.

Uma aplicação que une a tecnologia em questão é o sistema WORK IN PROGRESS (WIP) da GTP Automation. O sistema se baseia na presença de tags RTLS nos produtos e promete muito mais dinamismo na Gestão Logística.

Trata-se de tags são monitorados 24 horas por dia por sensores RTLS aéreos que trocam informação com o servidor. A partir do momento em que se inicia o processo de fabricação / serviço o sistema acompanha cada passo e anota em banco de dados do servidor do sistema e prepara a próxima etapa.

Todos os envolvidos no processo são informados das fases já completadas, seus tempos e recursos usados.

Quer saber mais? Acesse aqui e entre em contato conosco! 

Com informações: Web Phisycal

Por | 2018-08-23T13:03:54+00:00 23/08/2018|Categories: Automação|Tags: , , |Comentários desativados em Soluções RTLS: aplicações eficientes na logística

About the Author:

Ivan Monteiro
Colunista do blog da GTP Automation, Ivan Monteiro é jornalista com Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.